Regras Básicas do Beach Soccer: para o aluno entender.
- Prof. José Maria dos S. Assis
- 26 de jan. de 2016
- 3 min de leitura
O Beach Soccer é um jogo bastante dinâmico. Para melhor praticá-lo, seja o peladeiro, seja o atleta em competições oficiais ou mesmo apenas um expectador, deve-se conhecer algumas regras que o diferencia bastante do futebol de campo. São muitas as regras, mas podemos resumi-las da seguinte forma:
JOGADORES: varia de acordo com a categoria, mas o jogo adulto é praticado com 4 jogadores de linha mais o goleiro.
VESTIMENTA: todos os jogadores devem estar devidamente uniformizados com calção e camisas numeradas. Ao contrário do futebol ou do futsal, não há qualquer calçado, ou seja, o jogo é praticado descalço, podendo usar protetores como tornozeleiras fabricadas em tecido (material não rígido como as caneliras de futebol).
TEMPO DE JOGO: 3 períodos de 12 minutos, podendo variar o tempo de acordo com a competição e com a categoria.
CAMPO E DEMARCAÇÃO: O solo do campo é feito totalmente de areia. As marcações do campo são bastante peculiares: as linhas externas formam um retângulo que varia de tamanho de acordo com a competição. A linha central é imaginária, delimitada por duas bandeiras vermelhas que ficam ao lado de fora da área de jogo. A área penal (do goleiro) também é imaginária e é demarcada por bandeiras amarelas que ficam do lado defora da área de jogo, a 9m de distância da linha de fundo. O goleiro pode agir com as mãos dentro deste espaço, obedecendo à sua frente, a linha imaginária de 9m e, aos lados, as duas linhas laterais.
SAÍDA DE BOLA: o tiro de início e reinício de jogo deve ser executado na linha imaginária central, a bola pode ser movimentada, rolada ou suspensa para frente e o gol somente valerá (como no futsal) em um mínimo de dois lances entre a mesma equipe ou, tendo tocado no adversário antes de entrar em sua meta, em um único lance.
LATERAL: O lateral pode ser cobrado com as mãos, como no futebol de campo, ou com um dos pés, como no futsal, obedecendo o limite de 5 segundos. O jogador deve estar fora da linha lateral.
TIRO DE META: como no Futsal, o tiro de meta no Beach Soccer é cobrado pelo goleiro com as mãos, respeito o limite da linha imaginária dos 9m demarcada pelas bandeiras amarelas.
TIRO DE CANTO: Também chamado de escanteio, será cobrado por qualquer jogador da equipe dentro da quadra de jogo, obedecendo um raio de 1metro no ângulo da linha de fundo com a linha lateral.
FALTAS: todas as faltas são cobradas de forma livre (direta) e sem barreira.
TIPOS DE FALTA:
1. Quando a falta é cometida por uma das equipes no campo de ataque - o jogador que recebeu a falta cobrará o lance no mesmo local, estando os demais jogadores (ataque e defesa) posicionados em forma de funil, tendo o local do tiro de canto como referência. Neste caso, é comum após a cobrança, os jogadores de ambas as equipes invadirem a área do "funil". Caso a bola esteja no ar, somente o goleiro, dentro de sua área, poderá recebê-la. Caso a bola seja interceptada pela equipe que cobrou a falta sem que esta tenha tocado o solo, o árbitro parará o lance e marcará uma falta direta no local da interceptação em favor da equipe adversáraia. Mas, se a bola for interceptada pela equipe de defesa dentro de sua área, será marcado um pênalti. Se fora, será marcada uma falta direta no local da infração.
2. Quando a falta é cometida por uma das equipes no seu campo de defesa entre as linhas do meio do campo e da área penal - o jogador que recebeu a falta cobrará o lance no mesmo local, estando os demais jogores (ataque e defesa) posiconados imediatamente atrás da linha da bola.
3. PÊNALTI: quando a falta ocorre por uma equipe defensora dentro da área de seu próprio goleiro - O atleta que sofreu a falta é quem bate e, a bola será posicionada sobre a linha imaginária dos 9m.
OBSERVAÇÕES: Em todas as cobranças, o atleta terá 5 segundos para cobrar o lance após autorização. TODAS AS COBRANÇAS (pênalti, de canto, de saída, de lateral e faltas), os jogadores da equipe que está sem a posse de bola devem se posicionar a no mínimo 5m de distância da bola.
SUBSTITUIÇÕES: Para substituir um jogador, o atleta do banco deve se dirigir ao centro da quadra com a respectiva placa com o número do jogador a ser substituido, levantando-a. No momento da substituição, o jogador que está saindo pega a placa e leva para o local onde se encontra as demais.
ATENÇÃO: Algumas regras, no Festverão de São Pedro da Aldeia, são adaptadas de acordo com a categoria para melhor participação de todos, por exemplo, a quantidade de jogadores e o tempo de jogo, sobretudo na Categoria de Base.

Comments