LEGADO ALDEENSE É ATUALIZADO DEPOIS DE 60 ANOS.
- Prof. André de Brito Oliveira
- 5 de dez. de 2017
- 3 min de leitura
Neste sábado (02/12/2017), a Seleção Aldeense sub 17 não só reviveu uma façanha ocorrida há 60 anos (1957), liderada naquela época por Cid (81), Chiquinho (101) e tantos outros jogadores representantes do SPEC, como também superou aquela marca.
A seleção Aldeense juvenil, depois de vencer várias equipes do interior do Estado do Rio de Janeiro, chegou a final do Campeonato Estadual organizado pela FEERJ – Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

Atrás, em pé, da esquerda para a direita: Leandro Leite (Comissão Técnica), Jonatha de Oliveira (goleiro), Marcelo Eduardo, João Vitor, Mike Ivo, Uriel da Silva, Danilo dos Santos, Caio Eduardo, Tiago Araújo, Jhonata dos Santos, Cleyton Reis (Goleiro) e Jeovane Cunha (Comissão Técnica). Na frente, agachados, da esquerda para a direita: Pedro de Paula, Eduardo Henrique, Lucas Fernandes, Gleyker de Carvalho, Fábio Costa, Matheus Leite, Daniel Belchior, Lucas Tavares, Matheus Loyola, Marco Antônio Santana, Guilherme Vieira, professores José Maria e Rodrigo Marinho (Comissão Técnica).
A equipe adversária finalista foi o time de Barra Mansa. O primeiro jogo realizado no último final de semana – dia 02 de dezembro de 2017 – foi favorável à equipe aldeense, que venceu o primeiro jogo da final pelo placar de 2 x 1 com gols de Pedro de Paula e Matheus Loyola. O jogo ocorreu no Estádio Waldemar Tadio, no Centro de São Pedro da Aldeia. O segundo jogo - grande finalíssima – será realizado em Barra Mansa, onde o São Pedro iniciará a partida com o saldo positivo de um gol.

Foto: primeiro jogo da final entre São Pedro x Barra Mansa, em São Pedro da Aldeia, no Estádio Waldemar Tadio (02/12/2017).
Fonte: André de B. Oliveira
Ano passado, a equipe já tinha alcançado a marca obtida pelos heróis esportistas da cidade, em 1957: foi campeã na fase regional, mas não conseguiu vaga para o Estadual.

Seleção de São Pedro / 2016 – Campeã Regional. Na imagem, atletas e comissão técnica.
Fonte: Rodrigo Marinho
No entanto, este ano, mais experiente e organizada, a Seleção de São Pedro fez bonito e venceu equipes como Rio das Ostras, São Sebastião do Alto e Campos dos Goytacazes, tornando-se, mais uma vez, Campeã Regional. Seu adversário – Barra Mansa – chegou à final vencendo equipes como Magé, Paraíba do Sul e Seropédica, também sendo campeã de sua região. Campos dos Goytacazes disputará o terceiro lugar contra a seleção de Seropédica. Já os primeiro e o segundo lugares ficarão para São Pedro e Barra Mansa.

FONTE: Rodrigo Marinho
Em 1957, o time de São Pedro denominado de ‘Campeão dos Campeões’ brilhou com sua equipe em competição semelhante à que se encerra em 2017. Na época, a equipe conquistou o título de Campeão da Região dos Lagos sobre o time da cidade de Saquarema. Na época, a equipe era a seguinte:

Fonte: Eucides A. de Azevedo – popular Cid.
Desta equipe, gozando de saúde e vitalidade, ainda presentes entre nós, estão, por exemplo, Cid, Chiquinho e Saquarema. Sem sombra de dúvida, Chiquinho e Cid são os ídolos desta geração. Cid porque era um dos mais novos da equipe, cheio de vitalidade, e, Chiquinho, por ser um dos mais velhos e experientes. Enquanto Cid era goleador, Chiquinho era o xerife e garantia a defesa da equipe. Atualmente, Cid (81 anos) e Chiquinho (101 anos) ainda são os grandes mitos do futebol aldeiense, sendo reverenciados por todos que carregam na memória este feito.

De acordo com OLIVEIRA (2017), “o habitus esportivo mais presente na cultura aldeiense era a prática do futebol de campo” (p. 45). Esta era a prática de lazer que reunia e unificava os aldeienses em torno de um propósito maior: o futebol de campo, que mais tarde migraria para o Futebol de Praia, consolidado até os dias atuais por meio do Fest Verão. Parece que esta cultura ultrapassou fronteiras, alcançando 60 anos depois, jovens sonhadores da cidade.
Hoje, a equipe sub 17 da cidade possui meninos com grandes sonhos. Apoiados pelo São Pedro Esporte Clube, pela prefeitura local e pela Secretaria Municipal de Educação e, liderados por Leandro Leite, Jeovane Cunha, Rodrigo Marinho e José Maria, a equipe conseguiu ir mais longe que seus heróis predecessores. A Seleção de São Pedro está prestes a alcançar o título de Campeã Estadual, atualizando a façanha começada em 1957.
Próximo sábado, dia 09 de dezembro de 2017, a cidade conhecerá seus novos heróis. Para a comissão técnica, vencer será muito importante, mas independente de resultados, o time foi muito longe na competição e já pode ser considerado o “Novo Campeão dos Campeões”.
No ano em que a cidade fez 400 anos, o trazer esse título para a cidade é presentear todos os aldeenses, criando um novo legado para as próximas gerações. Avante São Pedro!!!

![endif]--
Comments