top of page
Buscar

REGRAS BÁSICAS DE BEACH SOCCER ILUSTRADAS (atualizadas 2022)

Atualizado: 1 de mai. de 2024

NEEB - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPORTIVA BALEIENSE

Quadra de jogo: A quadra de jogo é toda em areia, normalmente, de praia. Além das linhas laterais e de fundos, a quadra é cortada por TRÊS LINHAS IMAGINÁRIAS. IMAGINÁRIAS? Sim! São elas: a linha imaginária que marca o centro da quadra e as linhas imaginárias que marcam as áreas dos goleiros. Como vê-las se são imaginárias? Fácil! Do lado de fora da quadra de jogo, nas laterais , há bandeiras que marcam estas linhas. Os árbitros se basearão nelas para conduzir o jogo.


Linha pontilhada azul: Linha imaginária do centro da quadra. Linhas pontilhadas vermelhas: linhas das áreas dos goleiros. Lembrem-se: elas são imaginárias. Não existem na quadra de jogo.

Equipes: cada equipe será formada por 12 jogadores (no Fest Verão). Entre os doze jogadores, cada equipe poderá ter mais de 1 goleiro. Cada equipe usará camisas numeradas e shorts. Nenhum atleta usará calçados, mas poderá usar tornozeleiras elásticas para proteção. Há exigência de que estas tornozeleiras obedeçam um padrão de cor, ou seja, não é possível que os jogadores usem cores diferentes. Bermudas térmicas deverão obedecer a cor predominante do uniforme. Não será possível o uso de acessórios como brincos, piercing, relógios, anéis e pulseiras ainda que de tecido. ENTÃO, DEIXE-OS EM CASA nos dias de jogo.

Tiro de saída (início e reinício do jogo): o tiro de saída será feito sobre a linha imaginária do centro da quadra. O adversário deverá ficar a 5m de distância da bola. Esta distância será marcada pelo árbitro. O tiro de saída somente será válido se a bola girar em seu próprio eixo, ou seja, precisa movimentá-la. Isso quer dizer que não é válido apenas tocar a bola com o pé, como muitos fazem, ok? MUDANÇAS: antes, a bola era rolada para frente ou suspensa para ser chutada. Agora, é possível tocá-la para trás, como ocorre no futebol de campo. Isso quer dizer que você poderá se posicionar no campo adversário para tocar a bola para trás no tiro de saída, como ocorre no futebol de campo.

Tiro de meta: o tiro de meta será cobrado pelo goleiro, sendo executado APENAS com as mãos. Para entrar em jogo, a bola deverá ser arremessada para fora da área do goleiro. Se seu companheiro de equipe a receber dentro da própria área, o árbitro solicitará nova cobrança. Se o goleiro cobrar este tiro com o pé ou fizer cera (4 segundos) na reposição da bola, o árbitro marcará uma falta no meio da quadra contra sua meta. Todo tiro de meta deve ser feito em 4 segundos. Não valerá um gol de tiro de meta, a não ser que a bola toque em alguém ou no goleiro adversário antes de entrar no gol. MUDANÇAS: quando o goleiro sair da área com a bola, serão contados 4 segundos para que ele a toque estando no campo de defesa. O goleiro não pode sair da área com a bola e retornar com a mesma, agarrando-a. Uma falta será cobrada livremente no meio da quadra contra a sua meta. O goleiro pode agarrar um único recuo de seu companheiro de equipe. Caso agarre um segundo recuo, uma falta será cobrada contra a sua meta livremente do meio da quadra de jogo e todos os jogadores se posicionarão atrás da linha imaginária do meio. Para evitar esse tipo de erro, o goleiro deve alternar a bola entre jogadores diferentes durante os recuos, evitando erros.

Tiro de Lateral: o tiro de lateral poderá ser cobrado de duas formas: 1) com as mãos ou, 2) com os pés, fora da linha lateral. Quais os principais erros desta cobrança? Pisar dentro da quadra; levar mais que 4 segundos para realizar a cobrança. O atleta não poderá fazer montinho na areia usando as mãos (em nenhuma cobrança). Para fazê-lo, deverá usar os pés. Não valerá um gol de lateral se a bola entrar direto no gol adversário sem tocar em qualquer jogador. Se uma cobrança de lateral for feita para seu próprio goleiro e a bola entrar no gol, o lance não será válido, mas será concedido um tiro de canto (escanteio) à equipe adversária. MUDANÇAS: Caso o atleta esteja pronto para cobrar o lateral com as mãos e decida cobrá-lo com os pés, não será revertido o lance como acontecia antigamente. A cobrança deve ser feita em 4 segundos. Caso passe esse tempo, o lateral será dado à equipe adversária.

Tiro de escanteio: o tiro de escanteio será cobrado com a bola dentro da quadra de jogo, obedecendo a distância limite dentro de um semicírculo imaginário de um metro, a ser conferida pelo árbitro. Pode ser que essa distância de um metro esteja marcada por uma cor diferente que aparecerá sobre a fita lateral e de fundo. Observe durante o jogo. Se perceber esta marcação, baseie-se por ela. Um tiro de canto deve ser cobrado em 4 segundos. Caso passe esse tempo, a bola será entregue ao goleiro adversário para um tiro de meta.

Faltas (atrás da linha imaginária do centro da quadra): quando ocorrer uma falta atrás da linha do meio da quadra contra a equipe que está atacando (no campo de defesa), ou em favor da equipe que está defendendo (no campo de ataque), esta será cobrada com um dos pés no local em que ocorreu pelo jogador que a sofreu. Neste caso, forma-se um FUNIL, considerado a posição da bola e as bandeiras de canto. NÃO HÁ BARREIRA. Cobra a falta (inclusive o pênalti) o jogador que sofreu a falta. Somente outro jogador cobrará a falta se o companheiro que a sofreu não tiver condições de continuar no jogo. TODAS AS FALTAS poderão ser cobradas diretamente contra o gol adversário em chute único ou em dois lances, caso assim a equipe decida. OBSERVAÇÃO: Nenhum jogador (das duas equipes) poderá colocar qualquer parte do corpo na bola antes que a mesma toque o solo depois da cobrança. APENAS O GOLEIRO poderá tocar na bola enquanto a mesma estiver no ar. Caso um jogador de linha toque na bola enquanto ela estiver no ar, uma falta será marcada no lugar em que isto ocorreu. Caso isso ocorra dentro da área por um jogador-defensor, um pênalti será marcado. Então, nada de tocar nas bolas aéreas antes que elas toquem o solo.

OBSERVAÇÃO: Se a falta for muito próxima da lateral, o árbitro pode pedir que o funil (defensores e atacantes) seja formado apenas de um lado e, neste caso, não será formado um "V", mas sim apenas um segmento de reta, obedecendo a direção entre a bola e a bandeira do canto do time defensor.

Faltas (ocorridas depois da linha imaginária do meio da quadra): As faltas ocorridas depois do meio da quadra em favor do time que está atacando serão cobradas no local onde ocorreu pelo jogador que sofreu a infração. Neste caso, muda a forma de organização das duas equipes. Todos os jogadores deverão se posicionar atrás da linha da bola. Caso o árbitro pereba que houve invasão deste posicionamento antes da cobrança, o mesmo mandará voltar o lance. Como na cobrança em funil, esta poderá ser feita direto contra o gol adversário ou em dois lances.

Faltas (ocorridas dentro da área imaginária do goleiro): a falta ocorrida dentro da área imaginária do goleiro em favor do ataque será considerada pênalti, sendo cobrada sobre esta linha, na região mais frontal ao gol. Quem sofre a falta cobrará este lance, a não ser que tenha se machucado e sido substituído.

Área do goleiro: a área do goleiro tem nove metros à sua frente e vai de uma lateral a outra, indicada pelas bandeiras (amarelas) e limitada pela linha imaginária. O goleiro poderá receber a bola em qualquer lugar desta área. Por exemplo: caso a bola tenha saído pela linha lateral em favor da equipe do goleiro na região de sua área, seu companheiro de equipe poderá cobrar direto para ele (para o goleiro) e este poderá agarrar a bola se assim preferir (estando dentro de sua área). Muitas equipes fazem essa jogada por considerar que o lateral está muito distante do campo de ataque e o goleiro terá mais facilidade para arremessar a bola.

Tempo para colocar a bola em jogo: estando o goleiro em condições de arremessar a bola para sua equipe, o árbitro contará manualmente 4 segundos. Caso a bola não seja arremessada dentro deste tempo, uma falta será cobrada pela equipe adversária no centro da quadra, estando todos os atletas atrás da linha da bola.

Recuo para o goleiro: no futebol de praia, o goleiro poderá agarrar a bola recuada de seu companheiro de equipe uma única vez. Caso ele agarre a bola em um segundo recuo vindo do mesmo jogador, será cobrada uma falta do meio do campo contra seu gol, e todos os atletas se posicionarão antes da linha do meio. Aconselha-se que ao agarrar a bola recuada de um companheiro de equipe, o goleiro já procure outro jogador para passar a bola, evitando erros.

Tempo de 4 segundos: para todas as cobranças, tais como: faltas, tiros de lateral e escanteio, de meta, de início e reinício de jogo, o atleta terá no máximo 4 segundos para executar o lance. Caso não execute dentro deste tempo, a equipe será punida com a perda da bola, podendo o lance ser convertido em uma falta do meio da quadra, inversão do lateral, perda do escanteio ou ainda punições com cartão.

GOLEIRO-LINHA: ao receber uma bola, o goleiro poderá evoluir sua função para goleiro-linha, posicionando-se fora de sua área. Neste caso, o mesmo não poderá usar mais as mãos. Caso chute contra a meta do outro goleiro e a bola entre, o gol será válido. OBSERVAÇÃO: Ao passar da linha imaginária de sua área , o árbitro iniciará a contagem de 4 segundos enquanto o goleiro estiver com a posse de bola em seu campo de defesa (fora da área).


Substituições: não há limites para as substituições. Por conta da pandemia do covid-19 e as formas de contaminação, todos os atletas de banco usarão coletes sobre a camisa de uniforme. Durante uma substituição, o atleta pronto para entrar, tirará seu colete antes de se posicionar para a troca, não necessitando entregá-lo ao seu colega substituído, como ocorria antes. Isso, no momento, é para evitar as formas de contaminação do coronavírus.

OBSERVAÇÃO: O colete continua sendo usado, porém a troca do mesmo pode ser feita com o colega que está saindo da quadra de jogo, pois os riscos de contaminação do Covid-19 passou e logo, não precisa ter mais esta exigência.

Bicicleta: quando um jogador tentar o movimento de “bicicleta” para buscar um gol, o seu marcador não poderá tocar em seu corpo em hipótese alguma, sendo passível de punição seguido de falta (ou um pênalti caso a bicicleta seja executada dentro da área do goleiro). OBSERVAÇÃO: o árbitro analisará o domínio da bola e o movimento executado no ato da bicicleta. Caso o movimento e o domínio não estejam tão claros e houver uma intervenção do adversário, pode ser que a falta não seja marcada (vai depender do árbitro). Durante o ato da bicicleta, o jogador que a executar não poderá se apoiar sobre o adversário. Isto poderá ser entendido pelo árbitro como uma falta de ataque.

TEMPO DE JOGO:

SOBRE OS POSICIONAMENTO DO GOLEIRO NOS PÊNALTIS: Este deverá se posicionar sobre a linha imaginária de seu gol, podendo avançar para defender a bola com uma única perna.


SOBRE OS COBRADORES DE PÊNALTIS NA PRORROGAÇÃO: 5 jogadores indicados cobrarão os pênaltis. Se persistir o empate, os demais jogadores do banco também deverão cobrar.



Observação: há outras regras, mas as principais são estas. Lembre-se de que todos devem conhecer as regras. As regras de goleiro não são apenas para os goleiros.







 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

© 2024 - Equipe Baleiense de Beach Soccer

  • Instagram Clean
  • Facebook Clean
bottom of page