BALEIENSE MASTER TEM TÍTULO INÉDITO NA COPA SÃO PEDRO DE BEACH SOCCER.
- Prof. André de Brito Oliveira
- 23 de jan. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 24 de jan. de 2023
Equipe master Verde-Grená entra na Copa São Pedro de Beach Soccer (2023) para se "divertir" e consegue a façanha de subir ao pódio mais alto, ter o goleiro menos vazado, o artilheiro e a equipe mais disciplinada.


A Copa São Pedro iniciada ao final de 2022 com a Categoria de Base, teve sequência em janeiro de 2023 nas demais categorias. Vale lembrar que o Núcleo de Educação Esportiva Baleiense (NEEB) conquistou titulos também nas categorias de base, nesta Copa.
Mas, vamos ao que interessa! Motivados pelos esportistas 50+, isto é, aquela galera com mais de 50 anos, que ainda curte aquela "peladinha" de praia, a agremiação verde-grená se inscreveu na categoria Master da referida copa. Até então, era só um encontro de velhos amigos, "brincando" do mesmo jogo, compartilhando as mesmas alegrias. Mas, como disse o grupo "Deixa Amor" do Boqueirão em um artigo, mesmo no lazer, há competição (OLIVEIRA; OSBORNE, 2018). Então, a brincadeira virou coisa séria!
Como disse José Maria (56 anos), essa era uma oportunidade única para muitos do Baleiense. Diferente da categoria denominada de Veterano existente no Fest Verão (igual ou superior a 40 anos), a Master foi a redenção para muitos atletas que já jogaram no passado, na competição mais famosa do Estado, mas que pela idade, já não conseguiriam mais competir entre os mais jovens, ou não eram mais vistos como capazes para a modalidade.
Equipe Baleiense Master

Fonte: PMSPA / Cleydson Alan.
Em pé, da esquerda para a direita: Carlos Henrique (Bujão - técnico), Sandro, Zé Maria, Gilberto Reis (Neném), Elomir, Marcelinho, Alcinei, Charles (assist. Técnico) e Alan ( Auxilisr Técnico). Agachados, da esquerda para direia: Almir, Valdeir, Marques, Alexandre, Carlos Magno (Maguinho), Dinho e Luis Miguel. Na foto acima, falta o atleta Claudinho.
Antes mesmo de rolar a bola, os problemas pareciam pesar mais que o cansaço da partida. Atletas com lesão de coluna, joelho, dor aqui e ali, entre outros agravantes. Jogar seria possível? A superação parecia ser a principal meta e vencer a si mesmo, as limitações, seria o maior desafio. Mas, nada como estar entre bons e velhos amigos.

Fonte: arquivo da equipe.
Marcelinho (51 anos), membro da equipe verde-grená, postou em uma rede social: "Só tenho a agradecer. Obrigado, amigos, por mais essa oportunidade". Essa frase de agradecimento por estar mais uma vez em campo e defendendo uma equipe estava acompanhada da seguinte foto do próprio Marcelinho, após um jogo (Marcelo da Cunha Santos).
Joelho direito do Marcelo Cunha, após o primeiro jogo.

Fonte: Grupo de WhatsApp da equipe Baleiense (2023).

Em outras palavras, apesar do jeolho machucado, o atleta sentia prazer em estar entre amigos fazendo algo que lhe trazia muita felicidade. Mas, por falar em machucado, quase
todos se machucaram de alguma forma. Marcelinho (joelho), Almir (virilha), Zé Maria (pé), Sandro (pé), Gilcinei (costela), entre outros.
Fonte: Grupo de WhatsApp da equipe Baleiense. Pé do atleta Sandro Teixeira, depois do jogo da segunda rodada.
Bem, entre os feridos, salvaram-se todos, graças a Deus! Resumindo, então, o que era só uma brincadeira, ficou assim:
PRIMEIRA RODADA:
Dia: 11 de janeiro de 2022.
Duelo: Baleiense x Estrela da Pedra.
Resultado: 5 Baleiense x 0 Estrela da Pedra.
Gols de: Paulo Souza (01), Luiz Silva (03) e Marcelo (01).
SEGUNDA RODADA:
Dia: 13 de Janeiro de 2022.
Duelo: Baleiense x Mineiro's Beach Soccer
Resultado: 4 Baleiense x 3 Mineiro's Beach Soccer
Gols de: Baleiense (Luiz Silva (01), Elomir (01), Paulo (01) e Helio (01)) / Mineiro's Beach Soccer (Bruno (01), Luiz Santos (01) João Couto (01).
TERCEIRA RODADA:
Dia: 17 de janeiro de 2022.
Duelo: Baleiense x Olaria.
Resultado: 03 Baleiense x 05 Olaria.
Gols de: Baleiense (Valdeir (01), Alcinei (01 - Goleiro - contra), Helio (01)) / Olaria (Izaias Soares (02), Adalto (01) e Sérgio (01)).
FINAL:
Dia: 19 de janeiro de 2022.
Duelo: Baleiense x Mineiro's Beach Soccer.
Resultado: 02 Baleiense x 01 Mineiro's Beach Soccer.
Gols de: Baleiense (Paulo Souza (01) e Valdeir (01)) / Mineiro"s Beach Soccer (José Monteiro (01) e Silvestre (01)).
(FONTE: PMSPA)
Apesar de ter perdido um jogo na terceira fase contra o forte time do Olaria (5x3), o Baleiense se classificou para a final (19/01) contra o time Mineiro"s Beach Soccer, porque contava com o maior número de vitórias e saldo de gols.
Comemoração do Baleiense na Copa São Pedro de Beach Soccer 2023.
Fonte: Canal do Baleiense no YouTube (NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPORTIVA BALEIENSE).
POR QUE ESTE TÍTULO É INÉDITO?
Ao longo de sua história, o Baleiense participou de várias edições do Fest Verão. Desde 2007, vem desenvolvendo solitariamente o projeto de Beach Soccer gratuitamente, continuamente nas areias da cidade. Desde então, vem acumulando títulos, embora este não seja seu principal foco. Entretanto, inúmeros adolescentes que passaram pelo NEEB - Núcleo de Educação Esportiva Baleiense - alcançaram clubes profissionais, foram jogar em outras equipes na categoria adulta, ou ainda, tornaram-se pessoas melhores e ativas, por meio da prática de esportes. Mas, por que esta introdução? Porque a categoria dos mais experientes, dos cabeças bracas, durante todo esse tempo, ainda não tinha sentido o gosto da vitória. Essa foi a hora e a vez do time verde-grená.
O QUE EXPLICA AS EQUIPES BALEIENSE E MINEIRO'S NA FINAL?
Não se trata das duas melhores equipes Master de São Pedro da Aldeia. Trata-se de duas equipes que além de possuirem jogadores com longa história e experiência no futebol de praia da cidade, também são compostas por atletas que praticam a modalidade semanalmente, o ano todo, como forma de lazer. E isso sim, lhes dão alguma vantagem. Alguns campos de praia são utilizados para a prática e fomentam a cultura esportiva local. São eles: Campo da Baleia, Campo do Boqueirão, Campo do Centro. Para aqueles que quiserem abraçar esta experiência, entrem em contato com as duas equipes e venham somar à nossa rede de amizades em torno do futebol de praia. Vocês serão bem-vindos.
TÍTULO COM GOSTINHO ESPECIAL PARA ALGUNS ATLETAS
Veja as fotos abaixo:

Fonte: Arquivo pessoal de José Maria dos Santos Assis. Foto retirada dos antigos Jogos de Verão, no ano de 2001.

Nestas fotos, estão presentes alguns atletas como Bujão (Carlos Henrique Correa), Sandro Teixeira, José Maria, Neném Bagau (Gilberto Reis) e Maguinho (Carlos Magno) que jogaram naquela época na categoria adulto / principal e, hoje, retornaram à arena do evento para matar saudades e encerrar um ciclo tão antigo quanto a história do Fest Verão. A história do Fest Verão está contatada no livro presente no link https://www.autografia.com.br/produto/fest-verao-de-sao-pedro-da-aldeia-do-lazer-a-espetacularizacao-dos-esportes-de-praia/ .
Logicamente que estes atletas não são os únicos a relaizarem este feito. Provavelmente, há outros atletas desta categoria em outras equipes que também participaram de suas equipes no passado. Isto tudo torna o evento ainda mais interessante, porque consegue unir história, cultura e lazer no mesmo evento, sem contar os sentimentos que tudo isso representa para quem viveu tal experiência.
A equipe Baleiense parabeniza todos os joagadores que se dispuseram gratuitamente à participar desta experiência única que rendeu uma vitória inédita para a equipe.
Parabenizamos também os amigos da equipe Mineiro's, que nos possibilitaram estes maravilhosos momentos de paz e amor pelo futebol de praia. Com certeza, não foi diferente com eles também.
Parabenizamos, por fim, às demais equipes que jogaram (ou não) contra a nossa equipe, possibilitando que este torneio ocorresse.
Obrigado a todos!
Depois de tudo isso, será que é a hora de pendurar as chuteiras???

Alguns depoimentos:
Hélio: "Muitíssimo feliz com essa conquista!!! Agora posso parar realizado, muito obrigado por terem me dado essa oportunidade! Fiquem com Deus!".
Zé Maria: "Com direito a todos os troféus...! Com bastante mérito...! Parar Nada...! Dá para rodar muito ainda...!
Marcelinho: "Um prazer imenso de ter vestido essa comisa do Baleiense. Bairro que sempre me acolheu, que sempre tive amigos".
Almir: "...parabéns a todos pelo título de campeão, e pela superação, mesmo de longe estava torcendo por todos, sem esforço não se chega a lugar nenhum".









Seja um colaborador do NEEB - Núcleo de Educação Esportiva Baleiense.
Comments