top of page
Buscar

BALEIENSE NO FEST VERÃO 2023: VETERANO E SUB 13 LEVANTAM CANECO DE OURO.

Atualizado: 11 de abr. de 2023

Dpois da Bela Campanha do Master em Janeiro, Baleiense Veterano conclui o Fest Verão 2023 com vitória. O mesmo ocorre na categoria Sub 13, com novo título inédito para a agremiação.


REFLEXÃO INICIAL


A participação da equipe verde-grená no Fest Verão cria expectativas de vitória, pois se trata de uma das equipes mais tradicionais da categoria de base no evento. Mas a derrota, muitas vezes, tem a nos ensinar mais que as conquistas. É com a derrota que aprendemos a "abaixar a bola", enquanto na vitória, podemos "levantar o nariz". É com a derrota que aprendemos a ser humildes, pois compreendemos que existem pessoas, em algum lugar, mais capacitadas que nós. É com a derrota que o choro tem sentido de adubo para fazer florescer a vontade de seguir em frente. É com a derrota que refletimos sobre nossas limitações, percebendo o que ainda podemos melhorar. É com a derrota que fortalecemos nossos laços de amizade e percebemos quem realmente está do nosso lado, dando aquela palavra amiga, incentivando a continuar lutando por nossos ideais. Ao contrário, a vitória é um momento de grande satisfação, mas às vezes, realmente é isso: só um momento. Pode gerar soberba, avareza, egoísmo, falsidade, inimizade... Isso quer dizer que temos que perder sempre? Não! Isso quer dizer que a vitória precisa ter sentido, e a derrota faz parte dela. Afinal, quem sempre vence pode não saber suportar, em algum momento, o peso da derrota! Pessoas vitoriosas, atletas vitoriosos, também já perderam muito e, hoje, sabem valorizar cada letra da palavra D E R R O T A. À aqueles que não conseguiram alcançar a vitória neste evento, valorizem o passo que deram até aqui e levantem a cabeça para chegarem mais fortes à próxima competição.


RESENHANDO O EVENTO:


Foi dado o apito inicial e a bola já rolou em campo. Vamos aos resultados, por categoria, rodada por rodada.


Sub 11: a equipe entrou na competição com dificultades, sobretudo debaixo das traves, precisando adaptar um goleiro para iniciar a competição. E quem foi para o gol? A valente VALENTINA!!! Valentina? Sim. Pela primeira vez na história, o evento motivou a participação de meninas nas Categorias de Base, sem que para isso, fosse necessário separá-los por gênero. Equipes tradicionais como o Vila Nava e o Folhinhas fizeram isso. E o Baleiense não podia ficar de fora. Fruto de um projeto implantado na praia da Baleia-SPA, foram inscritas no Sub 11 três meninas: Valentina, Lara e Gabi.



Depois de enfrentar equipes tradicionais como Folhinhas e Projeto Gileade, os pequeninos da categoria sub 11 não conseguiram classificar para a fase final. Vale ressaltar que diferente de muitas equipes, o Baleiense enquanto projeto de educação esportiva, não faz seleção ou importa atletas de quaisquer idades para sua equipe. Conta apenas com aqueles que se interessam em aprender e praticar o Beach Soccer, independente do nível de conhecimento e habilidade que possua.

Ao sub 11, resta dizer: vocês foram grandes guerreiros nesta competição. Continuem perseverando no esporte!



Sub 13: em função do título conquistado nesta categoria, vamos deixar para falar dela ao final. Passamos adiante.


(...)


Sub 15: Nas fase de grupo, a categoria sub 15 do Baleiense foi muito bem na competição. Dos três jogos dessa fase, perdeu apenas para a Equipe Só Show. Classificada em segundo em seu grupo, a equipe foi para a fase seguinte (semifinal) e enfrentou o tradicional time Folhinhas. Diante da difícil equípe "camaronense", os atletas baleienses, que dessa vez, não jogaram bem, perderam a chance de ir à final. A final desta categoria foi decidida de forma equilibradíssima entre Folhinhas e Projeto Gileade, com a diferença de apenas um gol, ao final do terceiro período em favor da equipe "camaronense". Camaronense aqui é um termo criado para designar a equipe Folhinhas, comandada pelo amigo Camarão.




Sub 17: o sub 17 é uma categoria bastante complexa, com atletas de alta habildiade e de granadados e educados no projeto desde os nove ou dez anos de idade. São atletas que atualmente, têm passagens por clubes de futebol e experiência de grandes competições. Infelizmente, enquanto equipe "coletiva", o sub 17 não atendeu a toda essa expectativa de favoritismo. Apesar da campanha razoável e classficiada para a semifinal por pontos em confronto direto, a categoria foi eliminada da competição após um desentendimento entre um atleta verde-grená e jogadores do Vila.


Entretanto, o atenuante foi a invasão de supostos "torcedores" baleienses à arena de jogo, que segundo relatos da acusação, teriam aumentado o tumulto iniciado. Sob julgamento, a equipe Baleiense perdeu 3 pontos na competição geral, o que a impediu de seguir à fase seminal do evento. Ainda que fosse possível contestar tal decisão, a Comissão Técnica decidiu não recorrer do parecer, visto que preza pela Educação dos jovens envolvidos no projeto e não compactua com erros, muito menos com aqueles que prejudicam a coletividade, sobretudo a imagem da equipe diante de seus oponentes e da história imaculada até aqui do Baleiense na Categoria de Base.


Folhinhas foi a equipe campeã nesta categoria, sendo o Grêmio Cancela, o vice-colocado no sub 17.


Veterano: o veterano seguiu a onda do Master iniciada na Copa São Pedro. Das quatro equipes enfrentadas antes da final, os senhores da equipe verde-grená perderam apenas para o Olaria, equipe ainda sem derrotas na competição e que seria seu adversário na Final, ocorrida em 08 de abril. A disputa foi muito equilibrada até o final do jogo. Com diferença de apenas um gol, com o placar de 7 X 6, o Baleiense sagrou-se campeão, quebrando a hegemonia de grandes equipes.



Resumindo a resenha até aqui, o Baleiense foi finalista e campeão em duas categorias, das 5 que concorreu: sub 13 e veterano.






Retomando a resenha do sub 13:


Depois de ter se classficado como a quarta equipe no grupo a seguir para a semifinal, o sub 13 cresceu absurdamente na competição. Ao contrário dos Sub 15 e 17, essa categoria soube pôr em prática cada estratégia criada e, com um futebol envolvente e dinâmico nos últimos dois jogos, chegou ao título de Campeã da Categoria, após vencer pela diferença de 1 gol, a temível equipe Folhinhas na semifinal (5X4). A vitória na final foi garantida no dia 07/04/2023, tendo como adversário, a equipe Unidos da Base, na final (11 X 6). Parabéns a toda a comissão técnica da Unidos da Base aos seus guerreirinhos por tudo o que demonstraram. Afinal, muitos foram ficaram para trás para que vocês conseguissem chegar à final. Continuem perseverando neste lindo esporte que é o Beach Soccer.


Equipe sub 13 Unidos da Base


Equipe sub 13 Baleiense


Como na equipe sub 11, o sub 13 também deu oportunidade a uma menina para atuar na equipe: Ana Alves. A atleta que participou do evento pela primeira vez conseguiu levantar o caneco de ouro junto aos seus colegas.



A grande façanha:


A equipe sub 13, à exemplo do Master Baleiense em janeiro deste, conseguiu alcançar pela primeira vez, todas as premiações disponíveis para a categoria: maior artilheiro (Kaio Souza), defesa menos vazada (Pedro / Vinícius), Troféu disciplina e o troféu geral da competição. Ao todo, 4 troféus.


E não parou por aí. A equipe foi premiada com um cheque no valor de R$ 2.000,00. O valor em espécie deveria ser dado apenas à equipe campeã, como lembrou o professor Ricardo, Secretário de Esportes. Entretanto, o presidente da equipe Verde-Grená, José Maria, assumiu um comrpomisso com o representante da equipe Unidos da Base: caso saisse campeã, o Baleiense dividiria a premiação com a equipe adversária. Acordo firmado com um aperto de mão e sacramentado publicamente, ambas as equipes, ao final, partilharam da alegria comemorar com o "checão" da competição.




Vale destacar neste grupo sub 13, a participação do goleiro Vinícius, que sofreu três fraturas nos ossos da mão logo no início da competição. Substituído por seu colega Pedro, também goleiro, a equipe também conquistou a defesa menos vazada da competição.



Sem a intenção de valorizar mais um atleta que outro, vale destacar a importância do atleta Kaio para a equipe, que finalizou a competição como maior artilheiro: 16 gols em cinco jogos, sendo uma média de 3 gols por partida.



Depois de dar a volta olímpica com o troféu de campeão, a comemoração continuou em um painel do evento, fora da arena da competição, onde familiares puderam tietar mais de perto, os atletas vencedores e seus troféus.


Você tem uma foto boa, significativa, e que não está aqui no site? Mande-nos que a colocaremos com maior prazer.


Quer saber, nos mínimos detalhes, os diversos resultados de toda a competição? Baixe da Play Store de seu celular o App Copa Fácil. Basta procurar pela Preeitura Municipal de São Pedro da Aldeia e, em seguida, pela 39ª edição do Fest Verão.



Um agradecimento especial a todos os responsáveis e atletas de todas as categorias, sem os quais não seria possível participar dessa grande festa esportiva da cidade. Outro agradecimento especial vai para a comissão técnica da equipe, os quais colocaram-se a disposição para estar à frente da equipe, indiependente da função que ocupava (Gelcino (Cafu), Sebastião (Seu Tião), Renato, prof. José Maria (Zé) e prof. André).

O valor em espécie recebido pela conquista do título será convertido em uma confraternização que ocorrerá na Praia da Baleia, no próximo sábado, dia 15 de abril.

Você tem uma foto boa, significativa, e que não está aqui no site? Mande-nos que a colocaremos com maior prazer.

E por falar em foto, vamos curtir agora com os familiares presentes nesta grande final, a vitória de nossos atletas.
















Como temos feito, vale lembrar que o Baleiense, oficialmente Núcleo de Educação Esportiva Baleiense, não tem fins lucativos. Portanto, conta com a colaboração de todos os interessados para manter sua missão por meio do esporte. Seja um colaborador.








 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

© 2024 - Equipe Baleiense de Beach Soccer

  • Instagram Clean
  • Facebook Clean
bottom of page